Buenos Aires

Um feriado sensacional em Buenos Aires

Realmente tem muita coisa para se fazer por lá. E, apesar de ter piorado muito a situação econômico-financeira da Argentina nos últimos anos, a raiz européia presente em tudo ainda é um atrativo! Os parques são abertos, anda-se muito a pé  nas ruas e até o clima parece “importado” do Velho Mundo. Eu adoro!

Vou começar listando os restaurantes e os melhores pratos que comemos. Claro que, como turistas, pagamos alguns micos. E o maior deles foi o almoço em um daqueles restaurantes na calçada em frente ao cemitério da Recoleta! Péssimo! Mas era nossa última refeição, já não estávamos com muito apetite e, por isso, não foi planejada. Portanto, não perderei tempo falando nela e irei direto aos restaurantes espetaculares que encontramos...

Restaurante Miranda. Seguindo a indicação do guia Wallpaper, escolhemos um lugar para comermos CARNE, a especialidade dos nossos hermanos! Um lugar tranqüilo, bem bonito e informal... Um corinthiano estava por lá: Matias Defederico! Eu ainda torço por ele, pena que não teve muita chance de jogar no Timão.

Entradas: Provoleta, chorizo
Pratos Principais: Assado de Tira e Ojo de Bife
Sobremesa; Panqueca de Maçã (muito fina e caramelada!! hummm)
Vinho: Luigi Bosca Malbec 2008

Preço:  ARS 320/casal (aprox R$ 130,00/casal)
Endereço: Costa Rica, 5602  Palermo www.parrillamiranda.com

Restaurante  Chila. Localizado no bairro  de Porto Madero, um lugar que realmente vale a visita e um jantar, este restaurante nos foi indicado pelo Concierge do Hotel . Era Sexta-feira Santa e não queríamos comer carne, o que não foi nenhum sacrifico, muito menos para mim!

Nunca comi um Risotto tão bom! Já gosto demais desse prato... quando apareceram as OVAS, parecia um sonho!

Entradas: Filet de Foie Gras com purê de lentilha
Prato Principal: Risotto Negro com frutos do mar e OVAS!!!!
Sobremesa: sorvete de iogurte com sagu de framboesa, creme cítricos

Vinhos: DV Catena Zapata Chardonnay  2007

Preço: ARS 600/casal (aprox R$240,00/casal)
Endereço: Av Alicia Moreau de Justo, 1160 Porto Madero www.chilaweb.com.ar

Restaurante Lelé de Troya. Indicado por um amigo porteño, foi nossa maior surpresa! O restaurante era uma casa adaptada, ainda com a divisão de todos os cômodos, cada um pintado com uma cor diferente. Estava bastante vazio e havia apenas UM cozinheiro que fazia tudo: da massa à salada e ainda lavava algumas panelas. Aquilo não nos passou segurança... Assistimos tudo, porque escolhemos a Sala Amarela que era junto com a cozinha... Quando ele começou a fazer nossos pratos, porém,  já percebemos que a escolha estava certa!

Entradas: Vieras gratinadas, brioche com mussarela derretida (acompanhados de salada verde)
Prato Principal: Raviole Negro com Salmão Rosa (legumes grelhados como guarnição - fico devendo essas fotos!!)
Sobremesas: “Picada Dulce” o ideal é pedir a seleção para dois, vem um pouco - que é bastante - de todos os doces do cardápio e os que obtiveram mais votos na nossa "eleição" foram o pudim de pão, a pêra ao vinho e o tartin del chocolate Blanco.

Vinho: Luigi Bosca Reserva Merlot 2007 (é um vinho mais seco, que "amarra" um pouco na boca, talvez por causa do tipo da uva mesmo - não sou grande conhecedora AINDA, mas foi isso que senti bebendo! Não é meu preferido!)

Preço: ARS 330/casal (aprox R$ 135,00/casal)
Endereço: Costa Rica, 4901 Palermo

Restaurante Tegui. Este foi também uma indicação do Guia Wallpaper, um lugar mais cool, badaladinho e lindo! A comida era Ó-T-I-M-A, com temperos e misturas muito diferentes... foi um jantar especial!

Entradas: burrata (com saladinha de manjericão, pistache...), sopa de côco, raviólis de vegetais e broto, cogumelo com espuma de batata e trufa e ovo
Pratos Principais: Polvo com purê de maracujá e Pescada com purê de couve-flor e erva doce (Sensacional! Este meu pai precisa experimentar!!! É a cara dele!)
Sobremesas: sorvete com maçã caramelada e pedaços de mousse chocolate em uma "caminha" crocante (elas tinham um nome especial que não me lembro).

Vinhos: Rutini (Chardonnay) e Saint Felicien (sobremesa)

Preço: ARS 800/casal (aprox. R$320,00/casal)
Endereço: Costa Rica, 5852 Palermo

Todos os vinhos que pedimos são excelentes. Os destaques foram o D.V. Catena (tomamos um branco, mas os tintos também são ótimos. Se você escolher um vinho feito por uma única uva ele será "melhor"; se perguntar para o garçon a melhor safra, será melhor ainda) e o Luigi Bosca, Malbec, que tomamos para acompanhar as carnes. Média de preço: 80 pesos a garrafa (R$32,00!!!!).

Passeios

Buenos Aires me pareceu uma cidade pequena, assim como o Rio de Janeiro, a parte importante pode ser feita toda a pé!  Como esta atividade é, sem dúvida, a coisa que mais gosto de fazer em viagens, eu e o Chris "encarnamos" Forest Gump e saímos andando...

Partimos da Recoleta, pegamos a Av. Pte. Figueroa Alcorta, passamos pela Plaza Naciones Unidas (onde estão a Facutad de Derecho y Ciencias Sociales e a Floralis Genérica), vistamos o Museu Malba e fomos até o Parque 3 de Febrero! Que estava lindo!!!! Com muita gente patinando, andando de bike, fazendo picnic... No caminho ainda passamos pelo o Zoológico: consegui ver a Girafa!

Enfim, com tempo essas atividades podem ser feitas  mais devagar... Eu e o Chris, no nosso ritmo, fizemos em uma manhã e ainda caminhamos até Palermo para almoçarmos no Lelé de Troya, onde encontrarmos meu sogro e minha sogra!

Porto Madero, Casa Rosada, Hipódromo, Caminito... LA BOCA!! Tinha muito Fluminense por lá, que tinha ido assistir ao jogo contra o Argentino Juniors, pela Libertadores... ou seja, tem MUITA coisa para se fazer em BA! Sem contar as compras, que não sei se entram em passeio... por mim entrariam! hehe

Comprinhas

Botas e sapatos bons com preços ótimos (femininos ou masculinos!!)
·         Lopez Taibo (tem várias espalhadas por lá)
·         Guido Mocassines (Rodrigues Peña, 1290 e Calle Florida, 704)

Roupas, principalmente casacos e sobretudos lindíssimos mas não tão barato:
·         Lilliana Castelanos (Calle Montevideo, 1902 - Esquina Posadas, Recoleta)

Blusas de lã,  twinset e echarpes:
·         XXXX (Calle Florida) - vou me lembrar do nome da loja e logo atualizo!! Foi onde comprei os presentes da minha mãe! Ela adorou!

Escova de cabelo, pincel de barba, vassoura (hahahahaha) ou qualquer objeto feito de pêlo:
·         El Rey del Cepilo (Calle Marcelo T. de Alvear, 811 – prox a Calle Florida)

Quinquilharias e presentinhos, a Imaginarium de lá mas bem mais legal:
·         Moddu Morph (vários endereços http://www.morph.com.ar)

Para comprar quase tudo descrito acima, sem se locomover muito: Galeria Pacífico, na Calle Florida . Se alguém quiser lojas mais sofisticadas (Carolina Herrera, Ermenegildo Zegna, Cacharel...) com preços muito melhores que os nossos, o Shopping Patio Bullrich, na Avenida Libertador, 750 na Recoleta é a opçao - mas tem de tudo lá!

Onde ficar
Quem puder pagar e estiver disposto a gastar um pouco mais na hospedagem, o Hotel Alvear é excepcional: serviço extraordinário, quartos ótimos, café da manhã de cinema e excelente localização!

Mas Buenos Aires tem muitos hotéis boutique e está cheio de opções... posso fazer uma pesquisa com meus amigos argentinos se alguém se interessar.

Agora é só esperar as cinzas irem embora e agendar sua visita!! As cias aéreas sempre fazem promoção para lá e um fim de semana prolongado é o suficiente para conhecer bastante da cidade.

Ahhh! E mais importante que qualquer dica ou lugar que você  escolher, selecione bem as companhias de viagem... As minhas são sempre especiais e dessa vez não foi diferente: meu sogro e minha sogra são DEMAIS! Tenho muita sorte, eu sei!

Besos, Cris

Passeio em Porto Madero
Planetarium

Banco Escultura no Malba - Adorei!
Facutad de Derecho y Ciencias Sociales

Popular "Churrasquinho de Gato"

1. Cris,

Minha amiga já pegou todas as dicas de BA.

ebaaa..o 2-ces na mala de todo mundo, ou melhor, no caderninho de anotações...rsrs

Bjs da Cláu

Cláu

2. Cris,
    Acredito que eu seja o tal amigo porteño que voce citou nos seus comentarios.
    Considerando que um dos meus hobbies é comer, queria aproveitar para comentar a ultima foto.
    O chorizo (linguiça aqui no Brasil), em Buenos Aires é praticamente igual ao que estamos acostumados a comer aqui no Brasil. Muda um pouco o sabor, devido aos temperos, mas isso depende muito do produtor. Como a maioria dos embutidos, existem "n" receitas. Muda tambem o tamanho, normalmente na Argentina eles são maiores que aqui.
    O chorizo, ou "chori" (fala-se Tchori) faz parte da cultura gastronomica argentina. Não se faz um "asado", o churrasco dos argentinos, sem ele. Pode-se dizer tambem que ele frequenta do luxo ao lixo. Voce pode comer numa parrilla carissima de puerto Madero daquelas que os argentinos não frequentam, pode comer numa "parrilla de bairro como as que frequento com meu avo, meus tios e meus primos e pode comer numa barraquinha na rua um delicioso CHORIPAN. Este ultimo não passa de um chorizo dentro de um pão, o qual voce pode condimentar com um bom chimichurri picante, que provavelmente voce vai lembrar por uma semana, com mostarda, ketchup, uma boa maionese daquelas que fica fora da geladeira e sabe-se lá as surpresas que te reserva... Para quem gosta de matar a fome antes de dormir, é uma das melhores opções na madrugada em Buenos Aires. Recomendo os que ficam na avenida da reserva Ecologica, paralela a av. principal de puerto madero, onde ficam o Hilton e o Faena.
    Por ultimo vale lembrar outro embutido clasico e queridinho dos argentinos, a Morcilla, mas sobre ela falo em outro comentario.
    Um beijo e bom apetite,

Santiago Lerner.

P.S.: Se voce quiser passar por local numa parrilla em Bs.As., peça um matrimonio (chorizo e morcilla) para acompanhar a carne e um flan con dulce de postre . Pudim com dulce de leche.

3. Que coisa rica esse comentário!!!!!! Na verdade a referência ao "churrasquinho de gato" foi apenas ao estilo da barraquinha de rua... Como as que temos aqui, principalmente na saída de estádios ou próximo a parques.

Depois dessa aula gastronômica/cultural sobre o "chori" preciso voltar logo a Bs.As (também acabo de aprender a abreviação correta!!) só para ir a uma "parrilla de bairro" frequentada pelos Lerner... de preferência acompanhada deles!!

Adorei te ver por aqui! Volte sempre!!

4. Um frio gostoso, com direito a céu azul e sol aberto. Assim estava Buenos Aires no começo de agosto. Fomos lá comemorar o niver do Lê. Munidos das dicas acima começamos nossa caminhada pela capital portenha.

Cris, obrigada pela indicação do restaurante Chila. Foi o jantar de comemoração. Sensacional.
    Como não resistimos, pedimos o risoto negro, que estava mara e tbem pedimos um carneiro, dos melhores q ja provei na vida. Ah, e um Angelica Zapata para acompanhar (aliás, não vou citar todos os vinhos q tomamos nos 4 dias por lá, pq foram mtos.. rss). Aprovadíssimo o local.

Comemos carnes mto boas empanadas deliciosas. Um lugar lega eh o San Juanito (ou algo assim), tem um la na Recoleta, é bem conhecido. Um ambiente mto divertido com apenas 1 garçom q faz parecer q todos são uma grande família separada apenas pelos times q torcem. Ah, o alvo principal são os bambis. Vc vai adorar Cris.

Aproveitando q falei da Recoleta, essa foi a melhor dica de todas. Que bairro delicioso. Amamos demais. Se fosse p morar em Bs.As., com certeza esse seria o endereço. Fizemos 90% das coisas a pé. Taxi so p aeroporto e p jantar a noite.

Fora isso fomos ao estadio do Boca, zoo (mto gostoso, o dia estava maravilhoso), dois museus, mtos parques, cemiterio da Recoleta e até assistimos Capitão América em 3D. Alias no cinema tbem estava passando "Los Pitufos", Os Smurfs por lá, adorei o nome.. rss. Meu próximo cachorro vai chamar pitufo com certeza, ou pitufete, se for menina.. rsss.

ps.1: sobre a ultima dica.. viajar com quem vc ama é, sem dúvida, a melhor parte.

bjks meninas.. o blog está demais.