segunda-feira, 20 de junho de 2011

O melhorrr lugarrr do mundo...

Aos 17 anos eu quis morar em Campinas... Ainda bem que durou só UM dia e eu voltei!! Mais tarde seria inevitável e fui embora: morei 6 anos em Campinas, 1 em Londres e agora estou há quase 7 em São Paulo. Amo essas três cidades e, como vocês já devem ter percebido, amo também conhecer outras cidades... mas preciso SEMPRE voltar a Itapeva!!

A casa dos meus pais era referência para o encontro dos amigos... Continua exatamente assim. Agora, para melhorar, a casa é cheia de crianças e minha avó mora lá! A população itinerante é enorme, a mesa está sempre arrumada para uma refeição (aliás, toda hora está rolando alguma refeição!!) e a porta da rua nunca está fechada...

As pessoas que mais amo na vida estão ou estiveram por lá...  Já consegui arrastar para Itapeva aqueles amigos que não pertenceram à minha infância mas que tenho a sensação de serem amigos da vida toda!! Sempre invento alguma oportunidade para isso ocorrer: aniversário, Festival POP de Cinema... Antes era Carnaval, Festa do Peão, "Baile" de Reveillon ou apenas faço muita propaganda do encapotado*, eles não resistem e topam a aventura de conhecer a cidade mais legal do mundo!! hahahaha

O Pedro e a Duda (meus enteados lindos) já entendem perfeitamente o significado de estar lá e também reclamam quando ficam muito tempo longe da Terrinha....

Sabem o que fazemos em Itapeva??? Brincamos no quintal, comemos pastel na feira, vamos ver a Lira Itapevense tocar no coreto da Praça, passeamos no Cofesa - o supermercado que agora tem a versão MAX!!!!! E ainda dá tempo de reeencontrar os melhores amigos do mundo...

O tempo em Itapeva passa bem mais devagar! E parece que consigo matar a saudade até de quem não está mais fisicamente entre nós!!

Voltei ontem de lá e com certeza a semana vai começar muito melhor!

Espero que a semana de vocês também comece assim...

Beijos com o sotaque caipira,

Cris

*Encapotado é um salgadinho brasileiro típico da cidade de Itapeva, no estado de São Paulo, feito de farinha de milho com caldo de galinha caipira e polvilho azedo, com recheio de carne de galinha desfiada e cheiro-verde.
Não se sabe a origem do nome, tão pouco quem o inventou. É considerado um ícone da cidade, assim como as expressões "ché" e "caipora". Diz a lenda que era a comida preferida do saci pererê. (HAHAHA a parte do saci pode ser creditada à Wikipédia... eu não me lembro disso!! Alguém pode confirmar essa informação, por favor???)

Apenas parte da população "itinerante" da casa
Coreto
Igreja Matriz

Os amigos "de fora" no Festival POP de Cinema
Casa da Vó Lígia e do Vô Afonso
Compras no Cofesa MAX
Encapotado

20 comentários:

  1. Essa foto do encapotado é um crime! kkkkkk
    Mata de vontade quem está longe, principalmente nesta época das festas juninas!

    ResponderExcluir
  2. Ana, o 2-ces sempre tem que ter algum prato especial nos posts, né? Que acha de exportarmos a iguaria para a Europa!?
    Beijos, Cris

    ResponderExcluir
  3. Amei seu comentário sobre Itapeva, é assim mesmo quem conhece, nunca esquece, nasci em Itapeva e moro em Indaiatuba, perto de Campinas, mas minha cidade do coração é ITAPEVA, grande abraço Cris e Claudinha

    ResponderExcluir
  4. mto bom.. alias, todas as milhares de refeições que ja fiz na sua casa foram sempre mto boas, rss, inclusive os encapotados..bj p tia ligia.. q bom q vc sempre volta..foi bom t ver tbem..e a helena perguntando o q eh isso p maquina de escrever então.. sensacional.. boa semana.. bjks.. lov u..
    ps: no feriado vou passar la ver os gemeos

    ResponderExcluir
  5. É exatamente como lembro da tua casa.... a porta da rua sempre destrancada, cheio de gente e sempre uma refeição na mesa.... hehehe... Eu adorava ir lá, principalmente para brincar com a Salomé, mãe da minha eterna princesa Twig...
    Bjo, Thaís

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Palhacinha MImi!

    Gabiru, muito bom êh ter você por perto desde sempre!!!

    Tha, não êh para ficar só na lembrança, não! Apareca com o Pedro por lá! Seus pais estão sempre presentes....inclusive neste ultimo fds! E eles são demais!!!

    Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de jamais ter morado no interior, cresci passando todos os finais de semana no eixo Capivari-Tietê, e depois mais alguns nos arredores de Atibaia, comendo delícias semelhantes ao Encapotado, que espero poder provar um dia.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional!
    Como somos felizes e especiais por termos Afonso e Lígia como exemplos de vida, alegria,amizade, fé e amor!
    Obrigada, Cris, por registrar estes excelentes momentos!
    Te amo!
    Beijos!
    Priscila

    ResponderExcluir
  9. Eu quero minha vida sempre assim: familia Gracia Cardoso e Itapeva sempre pertinho de mim.

    Bjs da Cláu

    ResponderExcluir
  10. Hummmm...Crisss...que delícia de post...que saudade da rua Mauá (também morei lá)! Realmente sua casa sempre foi assim, desde minha infância até da última vez que lá estive, do mesmo jeito, porta aberta e mesa posta. Coreto, igreja matriz, Cofesa, e tantas coisas especiais...o encapotado então....só quem comeu sabe...ainda bem que também sou ITAPEVENSE! Bjos De (p.s. nao estou conseguindo postar com minha conta...não gosta desta coisa anônimo....não sou anônima...rsrsrs...meninas sou eu a Dena)

    ResponderExcluir
  11. Não me canso de ler esse post!!! A M E I!!!
    Fora que vou pra Itapeva quinta-feira e vou me jogar no encapotado, COM CERTEZA...

    ResponderExcluir
  12. chorei. pq será? ass.anonimamente seu irmão.

    ResponderExcluir
  13. Então... é exatamente de vocês que eu falo no Post!! Rafa, esse dia do coreto o Tio Nure estava conosco, mas a foto que ele aparece não mostra o coreto! Como é bom ter vocês na minha vida!!!!

    ResponderExcluir
  14. Driloco!! Só agora descobri quem é você!! Claaaaro que irá provar o Encapotado! Aliás, irei providenciar isso na sua próxima visita ao Brasil! E ainda ligarei para minha mãe para ela passar a receita para a Chris! hahaha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. É tão bom ver que a distância não modifica nossas raízes e mesmo tendo viajado por diversos lugares do mundo, mudado de cidade, estado ou país esse nosso elo esta sempre alí na cidade de Itapeva. É lá que nos recarregamos, e sempre que voltamos nos sentimos vivos!!!! Nossa pequena, mas grande cidade, nos apresentou amigos eternos, famílias que são exemplos como os pais dessas meninas blogueiras. Parabéns Cris e Cláu... cada dia mais estou apaixonada pelo Blog. Mas hoje, foi especial pois "nossa casa", "nossa terrinha" é sempre diferente... "Não existe lugar no mundo melhor que a nossa casa", e Itapeva é assim: Nossa casa, nossa cidade, nossas raízes!!!!
    OBS: a foto do encapotado... hummm água na boca!!!!
    Beijos Paola

    ResponderExcluir
  16. oi meninas..adorei o post..
    voltem sempre pra "nossa".terrinha..tbm estarei aqui esperenado vcs...
    ha..desculpa..tenho que ir...
    vou comer um encapotado ... agora la no Jonas...kkkkkkkk...
    bjos..a todas..rosane

    ResponderExcluir
  17. Olá Cris! Amei o post! Como faz muito tempo que não vou pra Itapeva até me emocionei! Vc descreveu exatamente o que eu sinto em Itapeva! As pessoas não entendem o que tanto nos fascina nessa cidade... mas lá, nós fazemos coisas que não fazemos em lugar nenhum!! Os amigos tem um jeitinho especial de nos acolher... o encapotado tem aquele gostinho de infancia... de sair da aula de ingles e passar no Tio Jonas comer um encapotado e um suco de laranja! Ai que saudade da terrinha!! Bjinho e Obrigada pelo jeitinho maravilhoso de me ajudar a matar um pouquinho da saudade!!

    ResponderExcluir
  18. Amei, Cris!! Também considero Itapeva o melhor lugar do mundo! E pro nosso orgulho Itapeva agora está na capa da Revista Aventura e Ação, você já viu? Além das paisagens de tirar o fôlego, nosso delicioso encapotado também ilustra as páginas sobre Itapeva.Tá nas bancas! beijo grande!
    Ahh e agora tem passeios de ecoturismo, não esquece...rss! Paula

    ResponderExcluir
  19. O ENCAPOTADO ORIGINAL EU COMIA NOS ANOS 70 QDO IA A ITAPEVA PARAVA NUM BARZINHO DE BEIRA DE ESTRADA , ERA MEIO REDONDO MAS O SABOR ERA O MESMO REDONDO OU CUMPRIDINHO.

    ResponderExcluir