quinta-feira, 30 de junho de 2011

Entre botas, chocolates e arte

Evito viajar em feriados, não gosto da idéia de transito e filas, mas nesse último feriado eu abri uma exceção, pois não pude resistir à oportunidade de viajar com meus queridos amigos Carla e Alex. Espero que tenha sido a primeira de muitas viagens com eles, pois foi tão divertido que tudo ficou muito especial.

O destino foi Campos do Jordão. Foi minha terceira vez por lá e confesso que me assustei com o agito que tomou conta da cidade. Gosto de mato e passeios pela natureza, mas também amo cidade, então não deu para resistir aos passeios pelo centrinho cheio de gente e muitassss lojas de chocolates. Comi muitos e me apaixonei pela loja do Bruno Alves, em especial pelo chocolate trufado de cereja e de leite condensado.

Opções de restaurantes, bares, pousadas e passeios são o que não faltam por lá. Tem para todos os gostos e bolsos. O Meu não estava lá muito cheio, então dei preferência para os restaurantes. A pousada foi simples, mas ótima para dormir bem quentinha. Optei pelos passeios ao Pico do Itapeva e ao Palácio Boa Vista, residência do Governador do Estado de São Paulo, que além do mobiliário antigo, abriga um museu com obras de artistas nacionais e estrangeiros. Amei este passeio, pois conheci obras de Tarsila do Amaral (em especial a obra: Os Operários) e conheci algumas obras do modernista brasileiro Vicente do Rego Monteiro, tão incríveis que fiquei com inveja de colecionadores de artes. Uma aula de História do Brasil ao vivo com uma guia local muito epsecial: uma senhora que trabalha há 38 anos lá e tem amor e ciúmes por todas as obras.

Tomar cerveja em Campos é um ritual, a mais famosa cerveja artesanal do Brasil, Baden Baden, é da cidade. Tomei várias de trigo e ainda participamos de uma aulinha de harmonização com uma mini palestra e dicas de combinações dos tipos de cerveja com diversas opções de pratos. No final degustamos dois tipos de cerveja com dois queijos... Gostei dessa frescurinha e fiquei com vontade de fazer um curso de sommelier de cervejas (ainda novo por aqui)...rsrsrsr

Conhecemos alguns restaurantes que recomendo:

ü  Elio´s Ristorante, um bistrô delicioso com um dono bem grosso. Lá a sardela não vem com pão...rsrsr...mas vale tudo isso pela comida: uma delicia.

ü  Santa Truta, para um Fondue na cidade vizinha Santo Antonio do Pinhal.

ü  Vila do Chã, um restaurante português. Amo bacalhau e nunca comi um tão bom.

ü  Para terminarmos o feriado e fugirmos do transito, fomos à vizinha São Bento do Sapucaí ao restaurante Pátio São Bento. Valeu pela truta com molho de framboesa e pelo dono que é neto de Ernesto de Camargo, uma figura lendária de Itapeva. Adorei a coincidência.

O bom de viajar é que sempre descobrimos coisas novas. Nessa eu descobri onde todas as botas vendidas em Campinas são usadas: só pode ser em Campos, já que por aqui não faz frio. A cada 100 mulheres em Campos, 98 usavam botas... Era tanta bota, mas tanta bota que um cowboy passaria despercebido por ali.

E a Bike??? Ela foi, mas emprestei para o Alex debutar nas trilhas com o André, e fiquei me acabando nos chocolates enquanto isso... valeu a troca, né???


OS OPERÁRIOS - TARSILA DO AMARAL
 Bjs,
Cláu

4 comentários:

  1. Como já te disse sou fã de seu blog. Amo Campos, apesar da badalação. Venha pra amparo nos visitar.
    abraços,
    Ronan (Lenha - Pensão)

    ResponderExcluir
  2. como diria uma gibizinho criado pelo nosso primo Filipe, e com algumas trocas de palavras, "Essa é a CLAUDIA, a PASSEADERA"
    é isso ai maninha to aprendendo com vc, pé na estrada
    beijos, saudades TE AMO

    ResponderExcluir
  3. hahahahahaha...Esse Fabinho é fogo!!! Eu lembro bem da história do gibizinho...E amei o post, Clau. Quero ir logo pra lá pra comer chocolate e fondue de queijo até me acabar!!!!bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. Que interessante encontrar com o neto do Ernesto de Camargo!!!! Essa sua viagem foi de dar água na boca, principalmente pelos chocolates. bjoss

    ResponderExcluir